Ingredientes:800g de farinha de trigo8 ovosPreparo: Peneire a farinha sobre uma superfície lisa formando um pequeno montinho. No centro adicione os ovos e trabalhe a massa por uns 10 minutos ou até que fique com a aparência homogênea. Pode-se utilizar um fio de azeite de oliva e um pouco de sal também. Para o cozimento calcula-se 1 litro de água fervente para cada 100g de massa. Não coloque óleo na água. Isso dificultará a absorção de molho pela massa. Evite um tempo de cozimento muito longo (5 min. no máximo), pois a massa é fresca e deve ser consumida ao dente. Finalize com o molho de sua preferência.Dica: para colorir a massa utilize uma pasta de beterrada, espinafre ou cenoura no lugar dos ovos
Esta é uma receita de um tipo de patê tradicional do sul da França. O nome tapenade vem de tapeno, que em provençal quer dizer alcaparra. Há muitas versões caseiras e cada pessoa dá seu toque especial. Curtida uns dias na geladeira a tapenade fica muito melhor.
Ingredientes:
200g de azeitonas pretas
4 filetes de anchovas (ou, como segunda opção, a mesma proporção de sardinhas)
um punhado de tomilho fresco
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes
suco de 1 limão siciliano
1 colher de sopa de alcaparras (escorridas e dessalgadas)
1 dente de alho sem o brotinho interno
1 colher de sopa de rum
1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
Preparo:
Tire o caroço das azeitonas. Com a ajuda de um pilão, soque todos os ingredientes sólidos juntamente com o azeite de oliva. Quando a mistura estiver homogênea, vá acrescentando aos poucos o suco de limão e o rum até obter a consistência desejada. Corrija o sal. Está pronto!
Sirva acompanhado com torradas de pão baguete.
A grande vantagem da maionese de leite é sua conservação, que não requer tantos cuidados como a maionese com ovos, por não possuir a bactéria salmonella. Ingredientes:
1 copo americano de leite bem gelado ou o suficiente para cobrir as hélices do liquidificador
óleo (evite o óleo de soja pelo seu sabor muito acentuado)
salPreparo:
Colocar o leite no liquidificador e ligue na potência máxima, acrescentando o óleo em fio aos poucos. Em alguns minutos a mistura se solidificará ao ponto de termos que sacudir o liquidificador para mexer a mistura. Adicione sal e pronto!
Já informamos aqui no blog uma receita de pesto tradicional. Porém, nenhum molho pesto é tão singular e saboroso quanto o genovês, aquele que encontramos nas prateleiras dos supermercados. Por isso decidimos disponibilizar aos internautas mais esse receita. Anote aí!
Ingredientes:
1 dente de alho (sem o brotinho interno)
2 maços de manjericão (use somente as folhas)
2 colheres de sopa de queijo pecorino ralado fino
2 colheres de sopa de queijo parmesão (parmigiano reggiano ou grana padano) ralado fino
1 colher de sopa de pinolis
6 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem (italiano, de preferência)
sal a gosto
Preparo:
Coloque todos os ingredientes num pilão e soque até formar uma pasta homogênea. Como alternativa, pode-se utilizar o liquidificador, mas a textura obtida não será tão boa quanto a feita à mão.