20 de setembro de 2008

Gastronomia Gaúcha Campeira

Dentro das comemorações da Semana Farroupilha, segue abaixo a receita de Tatu na Panela divulgada na Rádio ABC 900 AM de Novo Hamburgo.


TATU NA PANELA

Ingredientes (6porções)
1 pedaço de tatu (lagarto)
1 xícara de cebola picada
1 xícara de cerveja
200g copa ou salamito
sal
pimenta

Modo de preparo:
Colocar o tatu de véspera num tempero de cebolas cortadas, cerveja, pimenta e sal. Tome cuidado para não espetar demasiadamente a carne com o garfo, para evitar a perda do suco interior e seu ressecamento.
Numa panela de ferro bem quente, dourar as cebolas e colocar o tatu para fritar bem, de todos os lados, colocando um pouco de água, se necessário, para que a carne não queime. Acrescentar a copa ou salamito em fatias fininhas para fritar rapidamente, e em seguida o tempero em que o tatu ficou de molho na véspera, completando com um pouco de água. Tampar panela e deixar cozinhar. De dez em dez minutos dar uma mexida para virar a carne e revolver o molho. É importante não deixar a carne grudar no fundo da panela. Quando a carne estiver no ponto ideal e o molho reduzido , retire da panela e corte
em fatias.
O tatu é a forma de chamar a parte do boi denominada lagarto em outros lugares. Este prato tem na massa um acompanhamento ideal. Pode-se fazer render o molho com um pouco de água, engrossando com uma colher de farinha de trigo , utilizando-o para cobrir a massa. Não custa lembrar que o tatu pequeno é de boi mais jovem, muito mais macio.

15 de setembro de 2008

O Peixe - Considerações

Balancear a dieta é uma tarefa simples para quem sabe aproveitar os recursos que dispõem. Muito antes da chegada de Cabral, os ameríndios que aqui habitavam já sabiam como fazer bom proveito da abundância de água encontrada. Mais de 8.000 Kms de frente para o mar e a maior bacia hidrográfica do mundo, inspiravam o desenvolvimento de uma vida costeira. A proximidade com a água trazia inúmeras vantagens e ainda um precioso alimento: o peixe.
Água doce ou salgada não importa, havendo condições, ele é sempre encontrado.
Riquíssimo em nutrientes, muito saboroso e facilmente digerível. Assim podemos definir este alimento que contêm as mesmas propriedades nutricionais que as carnes de outros animais terrestres. Facilmente digerível, a carne de peixe ainda deve ser considerada uma carne de primeira devido também a sua riqueza em substâncias benéficas a saúde. Entretanto, para usufruirmos de tais benefícios é necessário que a carne a seja fresca, evitando possíveis perturbações digestivas.
Sinais evidenciam quando um peixe pode ser consumido. Carne firme e livre de odores, escamas brilhantes, guelras com uma coloração vermelha e olhos vivos, indicam um peixe fresco.
Quando cozida, a carne de peixe fresco é muito saborosa e resiste levemente aos dentes, enquanto a carne de peixe velha além de possuir uma textura flácida e mole, ainda conta com um odor levemente duvidoso.
O preparo de um peixe pode ser iniciado com a retirada das barbatanas, sendo logo depois escamado e eviscerado. São inúmeras as opções de preparo com peixe, e o goumert é quem define quais partes devem ser removidas. Existem preparos que exigem apenas um peixe eviscerado, como no caso da tainha e do dourado recheados, outros conservam apenas a pele, como o salmão e a truta grelhados, e ainda muitos outros são preparados totalmente limpos em forma de filé. Grelhando ou assando, utiliza-se pouca ou nenhuma gordura e são as alternativas mais adequadas para se preparar o alimento de forma saudável.



Filé de Peixe a moda mediterrânea


Ingredientes:

- 4 filés de pescada, linguado ou badejo


- 8 camarões grandes

- 3 tomates em cubinhos, sem pele e sem sementes

- 4 dentes de alho inteiros

- 1 colher (chá) de vinho branco

- alcaparras (opcional)

- folhas de manjericão

- limão

- sal e pimenta-do-reino branca a gosto

- 4 batatas cozidas

- salsa picada

Preparo:

Coloque os filés num pedaço de papel alumínio untado com azeite. Tempere com sal, pimenta-do-reino, gotas de limão, um fio de azeite e uma colher (chá) de vinho branco. Cubra com os tomates, coloque os camarões inteiros (temperados da mesma maneira) um de cada lado do filé, as folhas de manjericão e as alcaparras (opcionais). Coloque os dentes de alho descascados e inteiros ao lado do peixe. Dobre as pontas do papel alumínio fazendo um envelope e leve ao forno pré aquecido, num pirex untado, durante 15 minutos. Abra somente na hora de servir. Acompanha batatas cozidas passadas na manteiga e polvilhadas com a salsa picada.