20 de setembro de 2008

Gastronomia Gaúcha Campeira

Dentro das comemorações da Semana Farroupilha, segue abaixo a receita de Tatu na Panela divulgada na Rádio ABC 900 AM de Novo Hamburgo.


TATU NA PANELA

Ingredientes (6porções)
1 pedaço de tatu (lagarto)
1 xícara de cebola picada
1 xícara de cerveja
200g copa ou salamito
sal
pimenta

Modo de preparo:
Colocar o tatu de véspera num tempero de cebolas cortadas, cerveja, pimenta e sal. Tome cuidado para não espetar demasiadamente a carne com o garfo, para evitar a perda do suco interior e seu ressecamento.
Numa panela de ferro bem quente, dourar as cebolas e colocar o tatu para fritar bem, de todos os lados, colocando um pouco de água, se necessário, para que a carne não queime. Acrescentar a copa ou salamito em fatias fininhas para fritar rapidamente, e em seguida o tempero em que o tatu ficou de molho na véspera, completando com um pouco de água. Tampar panela e deixar cozinhar. De dez em dez minutos dar uma mexida para virar a carne e revolver o molho. É importante não deixar a carne grudar no fundo da panela. Quando a carne estiver no ponto ideal e o molho reduzido , retire da panela e corte
em fatias.
O tatu é a forma de chamar a parte do boi denominada lagarto em outros lugares. Este prato tem na massa um acompanhamento ideal. Pode-se fazer render o molho com um pouco de água, engrossando com uma colher de farinha de trigo , utilizando-o para cobrir a massa. Não custa lembrar que o tatu pequeno é de boi mais jovem, muito mais macio.

Nenhum comentário: